quarta-feira, 30 de março de 2011

CURITIBANOS TEM PROGRAMA MINHA CASA, MEU PESADELO.

            Pois bem meus queridos, chega de orgia carnavalesca e vamos lá. Uma hora tinha que aparecer alguma coisa que viesse a travar o que está acontecendo não só em Curitibanos, mas com certeza em boa parte do país. Falo dos programas e incentivos do Governo Federal para a aquisição da casa própria através da CEF, Caixa Econômica Federal. Vocês têm visto as atrocidades que tem saído por aí? Com certeza não é Mulita? Qualquer jurubeba que use ‘Carça de Borso’ está montando uma empresa de construção de casa própria. Eu mesmo estou pensando no assunto. Já tenho um carrinho de mão, uma pá, uma picareta, um prumo e uma mangueira de nível. Agora só falta achar os loco que me dêem uma casa para que eu construa e consiga tirar uns, sei lá, 40% de lucro encima da obrinha. O que? Não acreditam? Pesquisem então...
            Filhos; o assunto é serio. Quero aqui relatar o que acontece, por exemplo, com a nossa cidade no setor imobiliário. Lote, nem no cemitério tem mais. Tá feia a coisa. Os que estão para a venda os carinha tão cobrando até o mato que tem encima. Coisa triste. Casa então piorou. Pura especulação. Tem casa que o cupim também leva uma comissãozinha. Chega.
            Fiquei muito contente com essa mudança que a CEF fez com relação à concessão de empréstimos somente para locais, lugares somente com pavimentação e saneamento básico e toda infraestrutura necessária para construção de loteamentos novos como luz e água encanada, parques e outros. E agora José? Então tamo fu... zilado? Onde que tem desses loteamentos em Curitibanos? Pavimentação em Curitibanos é coisa de outro mundo, ou seja, não existe. A coisa tá tão feia que quando uma patrola aparece nos bairros, as crianças mais novas, com uns 07, 08 anos que ainda não conhecem o bicho, se assustam e pensam que é uma nave e o nobre patroleiro um extraterrestre. Isso é Curitibanos. Então lhes pergunto quando teremos acesso à novas moradias se pavimentação e infraestrutura é requisito essencial?
Segundo alguns engenheiros, a instrução normativa baixada no dia 11 de fevereiro jogou um balde de água fria em muita gente que planejava construir pelo programa Minha Casa, Minha Vida. A instituição está autorizando apenas projetos em ruas pavimentadas, o que deve afastar milhares de interessados no empréstimo. O programa foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de reduzir o déficit habitacional do País, oferecendo oportunidade de aquisição de casa ou apartamento com prestações proporcionais à renda. Como o valor liberado não é alto, muitos interessados buscam terrenos em locais menos valorizados, de forma a garantir, com o empréstimo, a compra da área e a construção. Como a Caixa passou a exigir que os locais tenham toda a infraestrutura, inclusive pavimentação, muitos acabarão de fora.
            Em nossa cidadela os construtores sem diplomas vendem pedaços de terras com as casitas encima por verdadeiras fortunas. Relatam faceiros que nunca ganharam tanto dinheiro na vida. Aterram valas de esgoto, banhados sem o mínimo de conhecimento técnico e depois o bocaberta que comprar que se vire. Os primeiros probleminhas são rachaduras, goteiras, diferenças nas normas padrões que com certeza esquentarão as cabecinhas dos mutuários. Isso quando a casa não cai. Abram o olho...Tem gente dessa trupe que era enfermeiro, vendedor, professor, padre, coroinha e caloteiro e agora resolveu mudar para o ramo imobiliário. Eta coisa boa sô. Também construir uma casa com 10 sacos de cimento, quem não fica rico?
            Mais que prudente essa medida já que os prefeitos do Brasil antes de beneficiarem correligionários, amigos, parentes, vizinhos e amantes conservando estradas e ruas que são de seu interesse, deverão arrumar a cidade como um todo. Aliás, todos somos cidadãos, votamos, temos os mesmos direitos e deveres que os mais abastados do centro ou de bairros classe A.
            Ser pobre é mesmo um fardo; quando acha um ovo jogado no chão é choco. Ahh! Se quiserem eu posso construir sua casa, não sei se goenta um mês de pé, mas o que vale é a intenção, sim a intenção dos meus 30, 40% de comissão. Mulita quer vir morar em Curitibanos?
E a vida segue...

MARCOS RIBEIRO CHAVES PROFESSOR E CONSELHEIRO TUTELAR

Um comentário:

  1. Conheço algumas pessoas que estão no ramo imobiliário em Curitibanos, construindo casas, inclusive mais caras do programa "Minha Casa, Minha Vida", que eram verdadeiros picaretas antes. Faliram em seus negócios e migraram para o ramo imobiliário. Devem fazer casas com menos cimento e materiais de última qualidade.

    ResponderExcluir