domingo, 4 de março de 2012

O TRÂNSITO EM CURITIBANOS


Econ. Antonio Carlos Popinhaki
Parece que em breve, não haverá mais lugar para estacionarmos os veículos nas ruas centrais de Curitibanos. Uma cidade com menos de 40 mil habitantes e com cerca de 20 mil carros registrados. Ou seja, um carro para cada 2 habitantes. Seguindo esta lógica, aparentemente, todas as famílias possuem um carro próprio. O aumento da renda, a ascensão da Classe C, as facilidades do microcrédito e linhas de financiamento, inclusive com a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados – IPI contribuíram sistematicamente para o quadro atual.
Mas o que me chama a atenção é o aumento significativo de acidentes de trânsito numa cidade tão pequena como é Curitibanos. Os dados foram colhidos na última edição do Jornal A Semana e vêm da Polícia Militar de Curitibanos. De acordo com a matéria veiculada, em 2011 foram 686 acidentes registrados, quase 2 por dia.  Chamo a atenção para o mês de dezembro, onde ocorreram 69 acidentes. Esse número torna-se atípico, sobretudo porque neste mês, muitos curitibanenses viajam para o litoral, em férias de final de ano.
A grande queixa de algumas pessoas com quem conversei apontam para a falta de semáforos em algumas esquinas, como por exemplo, Rua Lauro Muller com a Rua Coronel Albuquerque. Local de constantes acidentes. Outro local que eu já presenciei inclusive morte foi na esquina da Avenida Altino Gonçalves de Farias com a Rua Frei Gaspar, próximo do Corpo de Bombeiros.
Além dos semáforos, acredito que um trabalho de conscientização envolvendo a Policia Militar, a Prefeitura Municipal e a direção das escolas municipais e estaduais trariam benefícios. Muitos filhos poderiam falar em casa para seus pais, a respeito do que aprenderam na escola sobre trânsito. Distribuição de panfletos em blitz, nos sábados e maior rigor na aplicação de multas de trânsito, também poderiam inibir os excessos. De madrugada, principalmente nos sábados para domingo, as ocorrências são mais significativas. Isso porque alguns jovens bebem e se excedem.
A Prefeitura Municipal de Curitibanos poderia instalar câmeras para vigiar, inclusive, o fluxo de pedestres, onde o trânsito é mais intenso, perto de bancos, escolas e lotéricas. Vi isso na cidade de Joinville. Lá me pareceu que funciona perfeitamente este sistema de vigilância. Poderia funcionar também aqui em Curitibanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário