quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

MANUTENÇÃO PREVENTIVA NAS PRAÇAS DE CURITIBANOS!


Econ. Antonio Carlos Popinhaki

É impressionante o descaso que vemos nos últimos anos com o dinheiro público! Aqui na cidade de Curitibanos, não faz muitos anos, foi “reformada” a Praça Centenário, no bairro do bosque. Eu e a maioria dos moradores desta cidade sabemos, que o maior montante do dinheiro para esta obra veio do Ministério das Cidades (Gestão do Ex-presidente Lula). A Prefeitura Municipal de Curitibanos entrou com uma contrapartida bem pequena, por força do Projeto, para fins de liberação de verba pública.
O que me deixa indignado é o abandono das Praças de Curitibanos. Cada vez que uma delas foi “restaurada”, logo foi abandonada pela Prefeitura Municipal de Curitibanos. Quer seja por divergências políticas ou por imprudência mesmo. O máximo que fizeram foi colocar um vigia, que na maioria das vezes, nada pôde fazer contra vândalos, bêbados e moribundos que depredam e infestam estes locais. Foi assim com a praça que está em frente ao museu, com a Praça John F. Kennedy e agora com a Praça Centenário.
Eu gosto muito de caminhar! Utilizo a calçada, em frente à Praça Centenário, para este exercício. Está para quem quiser ver, a grama e o mato estão tomando conta da calçada, principalmente na Rua Archias Ganz. A calçada por si só já foi alvo de muita conversa e discussão. Uns gostaram e outros criticaram o tipo de calçada implementada ao redor da Praça Centenário. Na época, por um motivo que não me recordo, esta calçada foi terminada meio que nas pressas. Era uma época em que a Prefeitura Municipal de Curitibanos estava concluindo muitas obras e divulgando seus feitos na mídia. Vale ressaltar aqui, que se não fosse os repasses do Governo Federal e Estadual, a maioria das obras que são o orgulho da atual gestão não estariam prontas e nem existiriam em Curitibanos.
Meu artigo não é apenas uma crítica à atual forma de administrar os recursos públicos em Curitibanos. É também um apelo, para que a prevenção seja uma ferramenta importante. A manutenção preventiva deve ser utilizada pelos gestores da cidade (Prefeito e Secretários). A prevenção vem por meio da conservação do que já foi feito, consertado ou reformado. Tenho certeza de que será mais fácil preservar do que conseguir novas verbas para “restaurar” novamente as Praças de Curitibanos. O mundo vive uma eminente crise mundial. Não estamos livres de sentir os efeitos dessa crise, mesmo com nossa economia estabilizada e nossa atual reserva cambial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário