sábado, 22 de maio de 2010

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DE UM ELEITOR




Ao analisar o que foi exposto neste Blog sobre o desempenho dos nossos vereadores, na Câmara Municipal de Curitibanos, não posso deixar de dar uma bicada no assunto. Não que o assunto seja de fácil digestão, mas é imperativo que seja. Como um remédio que às vezes não tem bom gosto, mas que faz bem à saúde.


Há anos que Curitibanos segue um modelo de reuniões no legislativo municipal que não tem agradado à maioria dos eleitores. Primeiramente, quero deixar bem claro que não me refiro exclusivamente aos trabalhos do atual grupo de vereadores, mas, inclusive aos feitos por vereadores anteriores que exerceram mandato no legislativo municipal de Curitibanos.


Isso se dá porque os vereadores, quando eleitos, mudam sua conduta, seu modo de agir. Depois de garantidas as verbas mensais a que terão direito, mudam sua ideologia, esquecem de muitas promessas feitas aos que os elegeram nas urnas. Aglutinam-se em grupos partidários, geralmente dois, situação e oposição. A oposição é ferrenha, quase tudo que vem do lado governista, ou do lado da situação, é imediatamente repudiado. Não importando se é algo benéfico ou não ao município. Quando há debates, geralmente não acabam em nada.


Do outro lado também há a mesma reciprocidade quanto a isso. Como exemplo, cito a vinda do Campus da Universidade Federal de Santa Catarina para o município de Curitibanos. Algumas pessoas que não fazem parte do lado governista ou da situação, pertencentes ou ligadas ao Partido dos Trabalhadores, juntamente com alguns grupos filantrópicos sem interesse pessoal, se mobilizaram. O resultado é manifesto. Os benefícios são claros e evidentes. Sem medo de errar, digo que ainda serão mais bem vistos no futuro. Na reunião inicial, mobilizada para discutir a implantação da UFSC, realizada na sede do Clube Pinheiros, em Curitibanos, parecia que os políticos governistas estavam ali como por obrigação. Pareciam mais céticos do que animados em juntar as forças para que se concretizasse o feito. Depois, quando foi efetivado o nome do município com a contemplação do campus, todo mundo queria ser o pai da criança. Isso demonstra uma enorme falta de caráter. Quem é mais inteligente, marca estes políticos e não vota mais neles. Isto é inquestionável.


Voltando aos vereadores. Quero aconselhá-los, com modéstia, sem ousar ser mais do que ninguém, a ponderar e dissolver os ideais implantados como de situação ou oposição. Devem começar a trabalhar em prol daqueles eleitores que os elegeram. Se não fizerem isso, com certeza não terão uma segunda oportunidade na Câmara Municipal Legislativa. O povo não é totalmente burro, os tempos mudaram. A maior evidência são as sessões vazias. Quem tem animo ou vontade de ir assistir uma sessão na Câmara de Vereadores e ver apenas blá, blá, blá?





·         Tem tantas coisas para serem feitas neste município. Há estradas no interior que estão em estado crítico, quase que intransitáveis.


·         A Rua Ana Costa está há anos para ser finalizada, com a abertura de um novo posto de combustível na Avenida Altino Gonçalves de Farias, o fluxo e veículos que transita na Rua Henrique de Almeida Sênior poderia ser facilmente transferido para a Rua Ana Costa, sem preocupações de um possível acidente em frente ao Posto de Combustível. Devido aos preços mais baixos dos combustíveis e à novidade decorrente do período da inauguração, há muito movimento de veículos naquele ponto.


·         O anel viário que tira o fluxo pesado de caminhões do perímetro urbano é urgente.


·         Falaram tanto em construção de um aeroporto, agora precisamos de uma mobilização política para que este aeroporto possa trazer eficazmente algum beneficio para a cidade. Aparentemente só está beneficiando algumas pessoas pertencentes à classe social mais abastada. O povo até então, não tirou vantagem nenhuma com esta obra. Lembro que na época da Prefeita Marilúcia tinha até a foto de um Boing no Jornal A Semana, alardeando o tamanho da obra. Parecia coisa de capital de estado. Curitibanos, estava prestes a entrar nas rotas aéreas domésticas das grandes companhias aéreas. Agora é a realidade.


·         A situação da Saúde em Curitibanos chega a ser caótica às vezes. Há reclamações de filas de madrugada. Pessoas que são mal atendidas por médicos que não querem dar a devida atenção porque o SUS lhes paga pouco; exames que não são realizados em tempo hábil pelo SUS. Outros que não são realizados em Curitibanos, tendo que haver deslocamento para outro centro. Enfim, Curitibanos está geograficamente localizada no centro do Estado, porque não converter os atendimentos de outros centros para cá? Poderia ser criado um enorme Hospital ou uma clínica que atendesse a demanda catarinense. Sem ter que se deslocarem desde o extremo oeste até o litoral, muitas vezes doentes e sem recursos.





A lista seria enorme de trabalhos para serem executados pelos legisladores municipais. Cada eleitor tem a sua com certeza. O povo de Curitibanos precisa sair ganhando com as decisões tomadas nas sessões semanais da Câmara. Não é admissível que apenas alguns poucos, que nem precisam de ajuda, sejam favorecidos com a ajuda dos parlamentares municipais. Nem é admissível apenas os parlamentares receberem seus salários e não dar o devido retorno em forma de recibo ao povo Curitibanense.