quarta-feira, 31 de março de 2010

ONDE ESTÁ O PAI DA CRIANÇA?

Bom meus amiguinhos! Titulo sugestivo não acham? O assunto que quero relatar hoje circunda a Educação. Mais especificamente a UFSC de Curitibanos. Nunca na história das Universidades Federais se interiorizou tanto uma Universidade quanto nos momentos atuais, haja vista que Gracia a Dio um Campus da UFSC veio parar em Curitibanos, Santa Catarina.

Alguns relatos dizem que o Rio Grande do Sul foi uns dos maiores contemplados, pois devido o Presidente do Brasil da época ser Getulio Vargas e ser oriundo de São Borja/RS foram implantados vários campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no interior do estado, criando a Federal de Pelotas, de Santa Maria e do Rio grande. Reafirmando são só relatos.

Hoje Santa Catarina conta com campus da UFSC em Florianópolis e também em Joinville, Araranguá e Curitibanos, ou seja, nas regiões norte, sul e centro oeste. Na região oeste em Chapecó por exemplo foi aprovada a Universidade Federal da Fronteira Sul e que também terá campus em Cerro Largo/RS, Erechim/RS, Laranjeiras do Sul/PR e Realeza/PR. Não pode se deixar de comentar os vários IFETs (Institutos Federais de Santa Catarina) que estão sendo implantados pelo estado para capacitação técnica dos estudantes. Que coisa boa vocês irão falar? Nesse momento eu lhes pergunto quem são os pais dessas crianças? Não entenderam? Esperem! Vou explicar...


Falo dessa maneira por que em época de campanhas eleitorais vários políticos dão beijos com a boca dos outros. Lembro de fatos ocorridos nas últimas eleições municipais de Curitibanos quando o Projeto UFSC estava fervilhando na praça. Não estava nada certo e então poucos políticos acreditavam nessa aposta e não queriam nem sequer falar ou participar de reuniões em que o assunto fosse UFSC, pois não acreditavam que isso viesse a se concretizar. Imagine eu ligado a um projeto falido!


Pois bem aqui chegamos no assunto “onde está o pai da criança?”. Óbvio que hoje o primeiro bloco da Universidade já está pronto, na localidade de Potreiro dos França. Que está sendo construído asfalto para acesso. Que serão oito blocos no total. Que daqui uns dez anos serão mais de dez mil alunos. Que trará um desenvolvimento cultural e econômico para a cidade. Fica muito fácil dizer eu ajudei a trazer a UFSC ou eu trouxe a UFSC depois de quase tudo concretizado inclusive de estudantes tendo aulas com o curso de Ciências Agrárias que ainda habilita para outros cursos como Engenharia Florestal.


Cito então o pai ou os pais da criança e os padrinhos se assim posso falar. Tudo nasceu do nosso colega e Professor mestre Breno José Leobens, do Partido dos Trabalhadores de Curitibanos idealizador que sonhou que aqui poderia se instalar um campus da Universidade. Cito o advogado e contador Aldo Dolberth, Inês Leodete Fortes, a Senhora Neide Furlan através do Instituto Dom José Gomes e outros integrantes do Partido dos Trabalhadores ainda contando com a ajuda da sociedade organizada apoiado com os clubes de serviço, ONGs entre outros segmentos que levaram essa idéia até os nossos representantes em Brasilia, o nosso Deputado Federal Claudio Vignatti do PT/SC da cidade de Chapecó e a Senhora Ideli Salvatti Senadora do PT/SC e de Florianópolis. Não podemos deixar de citar o Presidente Lula que se sensibilizou com o projeto e o apoiou para que nosso purungal enfim pudesse ter uma Universidade Federal e com isso pudesse oferecer mais oportunidades aos que com garra e muita fibra permanecem sonhando que um dia nossa cidade possa ser mais igualitária e desenvolvida.


A Universidade em Curitibanos já está trazendo para nossa cidade o desenvolvimento que muitas vezes foi prometido pelos nossos representantes durante os vários pleitos eleitorais nas épocas de campanha, mas que nunca chegou. Foi assim com o aeroporto, empresas e outras tantas promessas.


Lembro que em um dos debates nas eleições municipais um jornalista afirmou que não importava quem era o pai da criança, pois o que importava era que a Universidade tinha vindo para Curitibanos. Discordo porque os verdadeiros idealizadores devem ser reconhecidos, pois tiveram a idéia. Vivemos em um mundo em que as idéias mudam a vida das pessoas para melhor e colocam em evidencia as pessoas que as tiveram. Isso aconteceu com quem inventou o velcro por exemplo. E falo mais. Como trabalho com crianças e adolescentes todos os dias no Conselho Tutelar e que procuram principalmente pelo pai que não os reconheceu durante o nascimento, afirmo com veemência que é muito importante saber quem é o pai da criança. Quem as fez!
Providencial então já com exame de DNA e tudo que o Senhor Breno José Leobens, Inês Leodete Fortes, Aldo Dolberth, Neide Furlan e mais alguns companheiros assumam perante a sociedade como os pais dessa criança chamada UFSC. Parabéns colegas vocês merecem pelo esforço e pela vontade em ver nossa cidade mais desenvolvida e próspera.


MARCOS RIBEIRO CHAVES PROFESSOR E CONSELHEIRO TUTELAR DE CURITIBANOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário