terça-feira, 10 de abril de 2012

REFLORESTAMENTO URBANO

 Antonio Carlos Popinhaki
Esteve me procurando o senhor João Maria de Medeiros, Conselheiro Fiscal Efetivo da Associação dos Moradores de Bairro, representante do Bairro Nossa Senhora Aparecida. Ele estava munido de vários documentos que contam a história de luta dos moradores daquele bairro, sobre a reversão do terreno de 200.000,00 m² localizado no perímetro urbano, que hoje é da Prefeitura Municipal de Curitibanos (antigo IBDF e posteriormente IBAMA). Explicitamente, o reflorestamento de pinus ao redor do Parque Pouso do Tropeiro e Colégio Sólon Rosa.
Ele me mostrou uma ata da primeira reunião dos moradores daquele bairro, que foi feita em 01 de agosto de 1988, quando foram recolhidas 1241 assinaturas dos moradores do Bairro Aparecida e Bairro da Balança. Essas assinaturas foram apresentadas na Câmara Municipal de Vereadores pelo então vereador Sálvio Zulmar de Souza, com o objetivo de transformar aquela área em área de lazer. Aparentemente os moradores estão desde há muitos anos incomodados com o reflorestamento de pinus na área urbana da cidade.
De acordo com o Senhor João Maria de Medeiros, a área ainda poderia ser aproveitada para a construção de posto de saúde, escola, posto policial ou ainda para outras benfeitorias que pudesse servir àquela comunidade.
Na ocasião, o Presidente da Câmara de Vereadores de Curitibanos era o atual prefeito municipal Wanderley Agostini.  Após discussão no plenário da Câmara, na época em que as assinaturas foram apresentadas ficou aprovado:
  •  Que deveria ser atendido o apelo das pessoas que assinaram o documento e suas reivindicações.
 O senhor João Maria de Medeiros possui em seu poder, um histórico de conversas e promessas de políticos da região, por todos os vários anos, após esta aprovação pelos vereadores, passando por várias gestões.
Nestas conversas há também documentos como um recente (2011), quando foram solicitadas informações sobre a área que estava sendo revertida ao município pelo vereador Valdeci Garcia, então Presidente da Câmara Municipal de Vereadores.
O Prefeito Municipal informou ao vereador que houve efetivamente a reversão da área em torno do Parque Pouso do Tropeiro ao município de Curitibanos. E que ainda não foram definidos (em meados de 2011), o destino da área nem a que fins servirão.
Ainda conforme me foi exposto pelo Sr. João, foi construído o Grupo Escolar Sólon Rosa, na beira do reflorestamento de pinus. Alguns alunos da terceira idade estão se recusando a estudar no horário noturno naquela instituição. Têm medo de assalto.
O objetivo deste texto é sensibilizar os representantes do poder executivo (principalmente o Prefeito Municipal, que foi o homem que presidiu a reunião da Câmara de Vereadores onde foram apresentadas há mais de 20 anos, as assinaturas reivindicando algo mais apropriado para os moradores daquele bairro, além de um reflorestamento de pinus), para que tomem uma decisão em prol dos moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida e Bairro da Balança.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário