quarta-feira, 7 de abril de 2010

PORQUE SOU UM UTÓPICO

Enori Pozzo

   



    Já fui acusado de ser um utópico, por querer eliminar a tristeza do mundo e defender apenas a alegria. Contudo, tenho declarado publicamente que sou um utópico, e me sinto feliz por isso. Vejam a educação tradicional, torna as pessoas incapazes para a felicidade, encouraçando-as contra a tristeza. Felicidade e alegria de viver são inconcebíveis sem luta, experiências dolorosas, e embates desagradáveis consigo mesmo. A saúde psíquica não se caracteriza pela teoria do nirvana dos iogues, e dos budistas, nem pelo hedonismo dos epicuristas, nem pela renúncia monástica; caracteriza-se, isso sim, pela alternância entre a luta da tristeza e a felicidade, o erro e a verdade, o desvio e a correção da rota, a raiva racional e o amor racional; em suma, estar plenamente vivo em todas as situações da vida. A capacidade de suportar a tristeza e a dor sem se tornar amargurado, e sem se refugiar na rigidez, andar de mãos dadas com a capacidade de aceitar a felicidade, e dar amor, muito amor.

    Alguém falou: “Bom é encarar a vida com fantasia”, Mas que fantasia? Como podemos ver fantasias em meio a tanta desigualdade? Como ver fantasia diante de tanto sangue inocente derramado? Como ver fantasia em meio à tanta corrupção, em meio a tanta mentira? Como ver a vida com fantasia diante de tanta doença? Como ver fantasia?
    Fantasia... Fantasia... Vida... Felicidade... Fantasia...

    Dizia o filósofo para aproveitarmos o dia, para buscarmos a felicidade na vida, devemos buscar a fantasia. O mais correto, na verdade, seria pedir que buscássemos a utopia da vida, ou ainda, encarar a vida com utopia!

    Tudo se tornaria mais cômodo, UTÓPICO!!!

    Acreditar que um dia, bem remoto, a vida terá de novo sua fantasia, pois não haverá em nenhuma parte do mundo desigualdade, todos terão uma vida digna, muito digna e feliz. Nesse dia também não haverá mais sangue inocente derramado, ou melhor, não haverá mais sangue derramado, pois todos viverão como irmãos, como bons irmãos, e as armas não mais existirão... O mundo nesse dia será um paraíso... Ah! Talvez o Éden voltará a existir, porque não haverá mais corrupção, todos serão honestos, não terão inveja, não vão roubar, não vão mentir. Nesse dia a morte será só por velhice, pois as doenças não vão mais existir, não haverá no mundo um só corpo doente, não existirão hospitais, nem médicos, nem remédios. Nesse dia o mundo será um jardim de flores, sem espinhos, pois só haverá felicidade.

    Fantasia? Como? Por quê?

    Isso não é ser pessimista de nenhum modo, pessimismo é muito pior; isso é ser realista, é ser empírico, é tirar as conclusões daquilo que se vê, que se vive, se experimenta; pensar assim também não é ser racional, pois a racionalidade se aproxima muito da demagogia, diria que são praticamente irmãs. E não é disso que o mundo precisa, não é disso que a nossa “vida-fantasia” precisa.

    Sentimentos... Amor... Amizade... Lealdade.

    Encontramos a receita para que a nossa “vida-utopia” se transforme em “vida-fantasia”. Que bom ter os sentimentos, isso é sinal de que temos um coração puro, aberto à ação desses tão nobres amigos. Sentimento, iguala sensibilidade, disposição afetiva!!! Justamente o que precisamos para o novo mundo, para voltar a encarar a vida com fantasia.

    Sentimento, sensibilidade... Disposição afetiva é o que os homens têm. Os homens do “novo mundo”.

    Amor! Quem irá discutir a nobreza desse sentimento? Pena que não tem como encarar a vida com fantasia se o amor tem perdido o seu valor, pois a justiça seja feita: sem amor nada existe, além de um grande vazio. Amor, iguala atitude, e é isso que esperamos dos homens, ATITUDE!!! Não podemos mais ficar de braços cruzados deixando que o amor perca o seu valor. Amizade e Lealdade, duas coisas profundamente ligadas. Hoje, no mundo real, ser amigo é aproveitar do outro, salvo raras exceções. Lealdade! O que quer dizer mesmo Lealdade?

   Amor, amizade, lealdade. Ah! Encarar a vida com fantasia... Seria muito mais fácil se todos amassem, se todos tivessem e fossem amigos, se todos fossem leais. Mas isso é utopia... Sabe que para mim, encarar a vida com fantasia já se tornou uma utopia! E isso é muito dolorido, pois encarar a realidade, é desesperador, com tanta coisa ruim acontecendo... Mas também é bom ser utópico, e acreditar que um dia isso vai mudar, pois sem esperança ninguém chega a lugar nenhum.

    Afinal, o que importa é que sou curitibanense, e desistência não existe no meu vocabulário... Sou curitibanense, e faço da utopia meu sonho. Bom, é encarar a vida com fantasia... Bom, é encarar a vida com utopia.

    Bom mesmo é ser: UTÓPICO!!!







UTÓPICO


Sonho com um mundo justo, e perfeito,
em que todos tenham direito ao pão,
à arte, à saúde, a felicidade, à poesia,


Sonho com um mundo livre
da ignorância, da vaidade,
da corrupção, da mentira, da hipocrisia,...

Sonho com um mundo solidário,
irmão, em que o amor
se conjugue numa linda e audível melodia...

Sonho com bosques de árvores, de flores,
pássaros e borboletas,
cometas de fantasias...

Utopia?

São as cortinas de minha alma risonha
repelindo estradas vazias.



Sou um utópico que alegria!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário