sexta-feira, 23 de abril de 2010

FERROVIA DA INTEGRAÇÃO

20.04.10



AUDIÊNCIAS PÚBLICAS


Municípios apóiam construção da Ferrovia da Integração e reativação da Ferrovia do Contestado


As duas audiências públicas organizadas pela Frente Parlamentar das Ferrovias, realizadas na terça-feira (20), nos municípios de Herval d`Oeste e Curitibanos, para discutir a construção da Ferrovia da Integração e a reativação da Ferrovia do Contestado foram grandiosas e decisivas.


Os encontros reuniram prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da Associação dos Municípios do Meio-oeste Catarinense (AMMOC) e da


Associação dos Municípios da Região do Contestado (AMURC), deputados, senadora da República, representantes do Judiciário e a comunidade. Conforme o coordenador da Frente Parlmantar, deputado Pedro Uczai, as reuniões foram importantes, pois ouviram as sugestões das lideranças e definiram ações concretas de atuação. Ao final da reunião, em Curitibanos, foi redigido uma carta de apoio irrestrito à constução da Ferrovia da Integração, de Itajaí a Dionísio Cerqueira, contemplada no PAC 2.


"Percebemos que os municípios estão motivados e realmente entendem que a utilização de ferrovias é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de uma nação, integrando econômica, social e culturalmente estados, países e povos, além de otimizar o escoamento da nossa produção por meio dos portos catarinenses", disse.


A senadora Ideli Salvatti, ressaltou que reativar as ferrovias do Contestado (liga Mafra/SC a Marcelino Ramos/RS) e a do Tronco Principal Sul (entre Mafra e Lages), é trazer desenvolvimento e justiça social, já que na época da construção trouxeram exclusão, guerra e muita pobreza. "Precisamos continuar a negociar com a América Latina Logistica (ALL) e mostrar à ela que o governo federal está investindo recursos altos em ferrovias, fato que beneficiará muito mais a empresa". Ideli também comentou a importância da construção da Ferrovia da Integração, "é necessário buscar alternativas de escoamento da produção, caso contrário a malha viária catarinense ficará ainda mais comprometida, com o excesso de cargas". O deputado federal Celso Maldaner afirmou que Santa Catarina precisa ser mais competitiva, "temos 300 mil quilômetros de estradas, mas apenas 29 mil quilômetros de ferrovia".


O encaminhamento definido pelas audiências foi que a ALL reative a Ferrovia do Contestado e a do Tronco Sul até o mês de agosto, prazo assumido pela empresa em reunião realizada no ano passado em Porto União. Após este prazo será feito uma grande mobilização pública e judicial para a reativação da Ferrovia. "O Judiciário se compromete em contribuir com a reativação. Já temos ações prontas para intervir judicialmente, mas defendemos primeiramente o diálogo com a empresa, caso não houver acordo nosso posicionamento terá mudança", afirmou o procurador da República, Daniel Ricken.


Também foram criados dois comitês responsáveis pelo levantamento do potencial de cargas nas duas regiões, "vamos mostrar à ALL que realmente existe viabilidade econômica para a reativação das ferrovias", salientou o coordenador da frente parlamentar. Os comitês têm 30 dias para concluir a pesquisa, para então apresentar à empresa concessionária dos trechos. "Vamos continuar mobilizamos para que realmente seja efetivado nossa luta", finaliza Uczai.


 Assessoria gabinete Deputado Pedro Uczai


(48) 3221-2662


(49) 84043460

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