sexta-feira, 23 de abril de 2010

CARTA REDIGIDA PELOS PRESENTES NA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO DIA 20/04/2010 PARA A CONSTRUÇÃO DA FERROVIA DA INTEGRAÇÃO.

Ferrovias, esse é o caminho!

Manifesto de Curitibanos



Reunidos em Curitibanos/SC, na Câmara Municipal de Vereadores, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, Secretários dos municípios de abrangência da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), Associação Comercial e Industrial de Curitibanos, Secretaria de Desenvolvimento Regional, representantes do turismo, deputados estaduais e federais, Senadora da República, lideranças de entidades comunitárias e representantes de partidos políticos manifestam seu apoio irrestrito à proposta de reativação completa da Ferrovia do tronco principal Sul, entre os municípios de Mafra/SC, passando por Lages ligando o nosso estado de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, hoje sob a concessão da América Latina Logística (ALL), e a implantação da Ferrovia da Integração, de Itajaí a Dionísio Cerqueira, contemplada no PAC 2.

A Ferrovia é um meio de transporte mais barato, eficiente, seguro e ambientalmente sustentável. Além de sua importância econômica e de desenvolvimento, é extremamente necessária para as respostas que o mundo exige dos seres humanos para o combate ao aquecimento global e outros impactos ambientais.

A luta pela implantação de novas Ferrovias e a reativação das Ferrovias já existentes é estratégica para o desenvolvimento de uma nação, integrando economicamente, socialmente e culturalmente estados, países e povos, além de otimizar o escoamento da nossa produção por meio dos portos catarinenses, integrar-nos com os estados vizinhos, potencializar nossas relações com os demais países do Mercosul e viabilizar as exportações para os países asiáticos por meio dos trilhos.

Após tantos contratempos históricos, parece um sonho reativar Ferrovias, que em tempos idos da sua construção trouxeram exclusão, guerra e muita pobreza. Agora ela precisa ser reativada para trazer desenvolvimento e justiça social. Essa é uma necessidade de uma grande região que vislumbra na reativação de sua malha ferroviária a retomada de vários investimentos locais e uma nova perspectiva de futuro para o seu povo, seja econômica, social ou cultural.

Somamos nossos esforços ao grande momento de união política dos Estados do Sul com a criação da Ferrosul que irá otimizar a construção de novas Ferrovias e os necessários investimentos do Governo Federal no sentido de retomar a construção da malha ferroviária brasileira, como investimento estratégico e de interesse de toda a população.

Neste contexto, exigimos que a Ferrovia do tronco principal Sul seja reativada completamente pela América Latina Logística ou que este trecho ferroviário seja devolvido ao governo federal, a fim de que possamos viabilizar este importante instrumento para a retomada dos avanços econômicos, sociais e culturais das regiões que dependem deste meio de transporte, de desenvolvimento e de justiça social.

Além disso, manifestamos a nossa solidariedade e apoiamos a luta pela reativação imediata da Ferrovia do Contestado, que liga as cidades de Mafra/SC a Marcelino Ramos/RS. Por fim, o prazo que damos a América Latina Logística para a reativação das Ferrovias é o mês de agosto de 2010, conforme o prazo estipulado pela própria empresa em Audiência Pública realizada no dia 06 de novembro de 2009, em Porto União/SC. Após este prazo será feito uma grande mobilização pública e judicial para a reativação da Ferrovia.

Nesta que é uma luta de todos, esse é o caminho!



Frente Parlamentar das Ferrovias

Curitibanos/SC, 20 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário